O que é
A presbiopia, conhecida como vista cansada, surge por dificuldade de foco ou acomodação do cristalino. Em consequência, ocorre a redução gradativa da visão para perto.
Sintomas
Os principais sinais da presbiopia são:
dificuldade para leitura com maior nitidez e conforto
diminuição da capacidade de foco em objetos próximos
fadiga ocular
dor de cabeça.
Como surge
Alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da presbiopia, sendo os principais: idade, visto que todas as pessoas, até os 50 anos, apresentarão algum grau de presbiopia, já que é um processo natural do envelhecimento. Condições de saúde preexistentes (anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares) podem aumentar o risco da presbiopia precoce, que ocorre antes dos 40 anos e o uso de medicamentos (antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos) por longos períodos também podem aumentar chances de presbiopia precoce.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito em consulta com oftalmologista. No consultório o médico efetuará exame clínico para identificar esse tipo de problema. Alguns exames que podem ser realizados para diagnóstico: exame de refração, ceratometria, topografia da córnea e teste de acuidade visual.
Tratamento
O tratamento da presbiopia tem como função corrigir o erro refrativo de perto. A correção pode ser efetuada com óculos ou lentes de contato. Também é possível efetuar tratamento cirúrgico para correção da presbiopia, através de lensectomia refrativa, cirurgia por laser com a colocação de lentes intra-oculares monofocais, multifocais ou acomodativas.