O que é
Um hordéolo, conhecido popularmente como terçol, é um processo inflamatório-infeccioso que ocorre em folículo piloso ou nas glândulas palpebrais e que é provocado por bactérias. A maioria dos hordéolos são externos e resultam de obstrução e infecção de um folículo ciliar e das glândulas adjacentes das glândulas de Zeis ou Moll. Um hordéolo interno, que é muito raro, resulta de infecção de uma glândula meibomiana.
Sintomas
Hordéolo externo; lacrimejamento, fotofobia e sensação de corpo estranho.
hordéolo interno; dor, rubor e edema localizado à superfície do tarso posterior.
Como surge
Como causas para o surgimento do hordéolo encontram-se as infeções bacterianas. Estas infeções são as responsáveis pelo bloqueio da drenagem das glândulas, dando assim origem ao hordéolo.
Os doentes que sofrem de blefarite crónica possuem um risco acrescido de desenvolverem hordéolo. Se a blefarite não for tratada corretamente o risco cresce, sendo mesmo uma causa frequente da doença.
Uma conjuntivite não tratada pode também vir a desencadear um hordéolo.
A dermatite seborreica e a rosácea são também fatores de risco para o desenvolvimento do hordéolo.
Diagnóstico
O diagnóstico do hordéolo é realizado pela avaliação de um oftalmologista. Raramente, o médico pode indicar uma biópsia excisional – pequena cirurgia que retira o nódulo – para análise das células que compõem a lesão.
Tratamento
O tratamento do terçol é feito com aplicação local de calor úmido, colírios ou pomadas com antibióticos. Pacientes idosos ou muito debilitados podem requerer uma cobertura sistêmica de antibióticos por via oral, porque a irrigação da pálpebra é muito rica e a infecção pode disseminar-se. Em condições normais, porém, bastam o antibiótico de uso tópico e a aplicação de compressas de água quente.