O que é
A catarata é uma doença ocular que causa a perda progressiva da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos. A lesão dessa patologia atinge o cristalino e o deixa opaco, atrapalhando a entrada de luz nos olhos e comprometendo a visão.
Sintomas
Os sintomas iniciais podem incluir:
Como surge
A catarata pode ser adquirida de várias maneiras, sendo a catarata senil o tipo mais comum, que ocorre com o processo natural de envelhecimento e surge com mais frequência após os 50 anos de idade. Outros tipos também são encontrados como a congênita, traumática e secundária a medicamentos. Se não for tratada, a catarata pode causar cegueira.
Diagnóstico
O diagnóstico da catarata normalmente é realizado pelo oftalmologista a partir do exame do olho com o auxílio de um oftalmoscópio, instrumento manual com luz e lentes de aumento, que consegue iluminar a parte interna do olho. O médico é capaz de identificar a localização exata da catarata e a extensão na qual ela bloqueia a luz utilizando um instrumento denominado lâmpada de fenda que permite o exame do cristalino e de outras partes do olho com maior detalhe.
Tratamento
Uma vez estabelecida, a catarata só pode ser completamente removida por meio de procedimento cirúrgico. A indicação é feita a partir do momento que a qualidade de vida do portador da doença esteja comprometida, como exemplo a dificuldade em realizar suas atividades diárias.
A cirurgia da catarata consiste da remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma prótese transparente (lente intraocular) para possibilitar melhor passagem dos estímulos luminosos para o interior do olho. A cirurgia de catarata recebe o nome de facectomia com implante de lente intraocular. A cirurgia de catarata pode ser realizada pela Facoemulsificação ou pela cirurgia de catarata a laser, com o equipamento LenSx.