O que é
As moscas volantes são manchas escuras, parecidas com filamentos, círculos ou teias, que aparecem no campo de visão, especialmente quando se observa uma imagem clara, como um papel branco ou um céu azul.
Sintomas
Os sintomas de moscas volantes são, principalmente, o surgimento de manchas escuras no campo de visão que:
São semelhantes a moscas, pontos, fios ou linhas transparentes que pairam no ar;
Se movem quando se mexe os olhos ou quando se tenta olhar para eles;
São mais fáceis de observar quando se olha para uma superfície branca, como uma parede.
No casos em que surgem outros sintomas como flashes, diminuição da visão ou escurecimento nos lados da visão é importante consultar um oftalmologista.
Como surge
As moscas volantes são consequência de um processo chamado descolamento do vítreo. Este processo é normal, fisiológico do envelhecimento.
Todos, de crianças a idosos, mulheres e homens podem ter moscas volantes. Pessoas com miopia, indivíduos com sintomas de descolamento do vítreo (acima de 40 anos via de regra), pacientes que já operaram catarata e pessoas que tiveram algum trauma ocular (bolada, soco) são mais predispostos.
Diagnóstico
Como há diferentes sintomas envolvidos, o ideal é procurar um oftalmologista assim que perceber qualquer alteração na qualidade da sua visão.
Para determinar a gravidade de cada caso, e a necessidade ou não de tratamento, alguns exames oftalmológicos podem ser indicados. Dentre eles, os mais comuns são: exame de fundo de olho, ou mapeamento de retina.
Tratamento
Em geral, as moscas volantes não necessitam tratamento. Algumas delas podem permanecer no campo de visão, porém muitas diminuem ou desaparecem com o tempo, deixando de incomodar. Nos casos de opacidades densas, causando grande desconforto ou comprometimento da visão, a remoção das opacidades vítreas por meio de procedimento cirúrgico (vitrectomia), pode ser considerada. Também, nos casos em que o descolamento do vítreo vier a causar alguma lesão da retina, o oftalmologista orientará o tratamento que poderá consistir na aplicação de laser para bloqueio da lesão. Nas situações de maior gravidade, que tenham evoluído para um descolamento de retina, o tratamento possivelmente será uma cirurgia a ser realizada o mais rápido possível para evitar um maior comprometimento da visão.