Descolamento de retina

Home - Especialidades - Descolamento de retina

O que é

Descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. Essa separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular. O descolamento da retina é uma urgência médica. Se não for tratado convenientemente e depressa, pode evoluir para perda total da visão.

Sintomas

Em algumas pessoas ocorre de forma assintomática. Em outros casos, pode surgir:

  • Muitas moscas volantes (pontos escuros que não existem realmente, mas que parecem se mover no seu campo de visão)
  • Flashes de luz brilhante
  • Visão embaçada
  • Perda da visão que começa pela periferia e segue na direção do centro
  • Uma cor cinzenta no seu campo de visão parecendo que uma cortina ou véu caiu sobre sua visão
  • Perda rápida da visão

Como surge

O descolamento de retina pode surgir basicamente por 3 motivos diferentes: buraco na retina, rasgaduras na retina ou tração na retina ou acumulação de líquido sob a retina.

Alguns fatores de risco também devem ser observados, como: envelhecimento – o descolamento de retina aumenta nas pessoas com mais de 40 anos de idade; descolamento de retina anterior num dos olhos, histórico familiar, retinopatia diabética, alta miopia, cirurgia ocular anterior e lesão ocular grave ou trauma.

Diagnóstico

O descolamento de retina pode ser diagnosticado através da retinografia ou oftalmoscopia. A fotografia do fundo ocular carece, geralmente, de um instrumento consideravelmente maior do que o oftalmoscópio. Todavia, possui a vantagem de aproveitar a imagem para ser examinado por um especialista noutro local e / ou noutra altura, bem como o fornecimento de documentação fotográfica para referência futura.

Tratamento

A maioria dos descolamentos de retina requer cirurgia para reposicionamento da retina ao fundo do olho. Há vários métodos utilizados, dentre eles retinopexia pneumática, retinopexia convencional e vitrectomia. A cirurgia a ser realizada depende do tipo e extensão do descolamento, além da preferência do cirurgião.