astigmatismo é um erro de refração que é caracterizado pelo formato irregular e um pouco oval do globo ocular, lembrando a forma de uma colher. O feixe de luz incide em ângulos diferentes, gerando uma imagem borrada tanto de perto como de longe.
As pessoas com astigmatismo normalmente apresentam:
Na maioria das vezes, o quadro surge em pacientes com histórico familiar ou que coçam muito os olhos. Ele pode dar as caras desde o nascimento, ou surgir ao longo da vida. Não raro, seus sintomas vêm acompanhados de outros problemas visuais, como miopia e hipermetropia.
Outro fator que pode causar é um trauma na córnea do olho. Além disso, doenças oculares, como ceratocone, ou infecções oculares e até mesmo cirurgias também podem contribuir.
Alguns exemplos de procedimentos cirúrgicos que podem ocasionar são a LASIK, extração de catarata, entre outros. No entanto, é bastante raro de acontecer.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito em consulta com oftalmologista. No consultório o médico efetuará exame clínico para identificar esse tipo de problema. Alguns exames que podem ser realizados para diagnóstico: exame de Refração, ceratometria, Topografia da córnea e Teste de Acuidade Visual.
O tratamento do astigmatismo corrige a visão do paciente por meio do uso de óculos ou de lentes de contato gelatinosas ou rígidas. Para aqueles que possuem ceratocone, o anel corneano também é uma opção.
Hoje também existem modernas técnicas cirúrgicas, como o F-Lasik, que são capazes de recuperar a visão correta sem o uso de acessórios. Mas atenção: somente o médico oftalmologista poderá avaliar o seu caso e determinar a melhor forma de tratar o problema!