O que é
A cirurgia refrativa com laser, chamada de Lasik, é um procedimento que visa modificar a curvatura da córnea, que se encontra na parte da frente do olho, melhorando a forma como o olho foca imagens, permitindo uma melhor visão.
Como é feita
A cirurgia refrativa LASIK é composta por duas etapas: Na primeira, o flap, uma fina aba ou “tampa” externa da Córnea é criado manualmente utilizando o microcerátomo e o corte é feito com lâmina. Isso é necessário porque a correção do grau deve ser feita nas porções mais internas da Córnea (chamadas de estroma) e não na porção superficial (epitélio). Na segunda etapa da cirurgia, o laser é aplicado diretamente na córnea para garantir que ela fique com o formato adequado para a refração dos raios.
A cirurgia LASIK pode ser normal ou personalizada. A LASIK normal, ou terapêutica, é feita com base em um modelo único, que serve para a maioria das pessoas. Já a LASIK personalizada requer um exame específico do olho do paciente, e a cirurgia LASIK será de uma forma específica para aquele paciente, ou seja, o profissional irá trabalhar o laser de um jeito diferente, especialmente para aquele caso. As etapas de ambas as cirurgias, no entanto, são as mesmas.
Indicação
É indicado para a correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia.