O que é
A cirurgia de catarata ou Facoemulsificação visa o tratamento da catarata ocular. Está técnica permite a extração (“aspiração”) da catarata através de ultrassons.
Como é feita
É realizada uma microincisão na córnea, e ultrassons de alta precisão são utilizados para emulsificar o núcleo e para fragmentar o cristalino doente que ocasiona a doença. Depois de fragmentado e aspirado, o cristalino opaco precisa ser substituído por uma prótese, denominada lente intraocular (LIO). Essas lentes são cristalinos artificiais que são implantados no olho durante a cirurgia, a fim de eliminar a catarata e reestabelecer a nitidez da visão.
Com o uso de ultrassons de alta precisão, a cirurgia de catarata equivale a um processo refrativo, oferecendo aos doentes excelentes resultados visuais e refrativos, tornando o paciente menos dependente de óculos. Além disso, a cirurgia oferece alta precisão, previsibilidade e reprodutibilidade, tornando esta intervenção cirúrgica muito segura.
Indicação
É indicada para todos os estágios da doença. Quanto mais cedo for descoberta, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação durante o procedimento. Não é necessário esperar a catarata amadurece, nem o estágio mais avançado da doença para indicar a cirurgia.