Programa Social ReviVER

Desde a fundação do ISO Olhos, os sócios idealizadores sempre tiveram o desejo de contribuir de forma concreta com a comunidade, oferecendo atendimentos gratuitos que impactassem positivamente a população de Uberlândia e região.

Essa iniciativa ganhou forma em 2000, com a criação do Programa Social ReviVER, que tem como propósito oferecer atendimento oftalmológico gratuito à população em situação de vulnerabilidade. A ação busca não apenas facilitar o acesso aos cuidados com a visão, mas também conscientizar sobre a importância do acompanhamento oftalmológico regular, fundamental para prevenir doenças que podem levar à cegueira evitável, como glaucoma, catarata e retinopatias.

Segundo dados da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia (SNNO), apenas 20% da população brasileira tem acesso a atendimento médico oftalmológico — sendo a maior parte desse grupo composta por pacientes com planos de saúde privados. Essa realidade reflete a dificuldade do sistema público em suprir a demanda por consultas oftalmológicas, agravada pela escassez de recursos nas esferas municipal, estadual e federal.

Nesse cenário, o ReviVER surge como uma resposta social, com foco na prevenção e promoção da saúde ocular. As ações incluem triagens oftalmológicas, orientações educativas e encaminhamentos para tratamento, quando necessário, permitindo diagnósticos precoces e contribuindo para a qualidade de vida de cada atendido.

A ideia-força que sustenta o ReviVER há mais de duas décadas é a crença de que a responsabilidade pela saúde da população não cabe apenas ao poder público. Empresas e profissionais da saúde também têm um papel essencial na construção de uma sociedade mais justa. O ISO Olhos entende que devolver à sociedade parte do que dela recebeu é um dever ético e humano.

Por meio do ReviVER, o ISO Olhos reafirma sua missão de servir à comunidade, permitindo que mais pessoas retomem a dignidade e o conforto de uma visão saudável — condição que impacta diretamente na qualidade de vida e no papel que cada indivíduo exerce em sua família e em seu meio social.

 

O programa social ReviVER, na concepção e atuação das atividades programadas, são direcionados por princípios e valores, sendo estes:

Os resultados quantitativos obtidos pelo projeto para o público beneficiado traduz-se em números de pessoas que participaram das ações. Em 25 anos do programa social ReviVER, mais de 65 mil pessoas já foram atendidas pelos colaboradores voluntários e equipe médica.

Resultados e Benefícios Qualitativos

O impacto real da saúde ocular na vida das pessoas

Quando falamos dos benefícios gerados pelo programa social ReviVER, especialmente os de natureza qualitativa, muitas vezes é difícil traduzir em palavras o impacto profundo que a recuperação da saúde ocular proporciona à vida de uma pessoa. Mais do que números, o que se vê é transformação de realidades.

Manter a visão saudável representa uma enorme melhoria na qualidade de vida. A ausência de sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, lacrimejamento constante e dificuldades para enxergar de longe ou de perto, permite às pessoas retomar sua rotina com autonomia e segurança. Algo aparentemente simples — como dirigir, ler uma placa, ir ao supermercado e conferir preços com clareza — volta a ser possível e natural.

Vivemos em um mundo essencialmente visual. Por isso, oferecer acesso gratuito a tratamento oftalmológico e, em muitos casos, à reabilitação visual por meio de cirurgias representa uma verdadeira conquista para aqueles que convivem com limitações impostas por problemas de visão.

Além do benefício direto ao paciente, o ReviVER também gera um efeito multiplicador de conscientização. A cada ação, a mensagem de que a prevenção é o melhor caminho para cuidar da saúde ocular se fortalece e alcança mais pessoas. Estimular o hábito de se consultar com um oftalmologista regularmente e identificar precocemente possíveis doenças é um dos pilares do programa.

O ReviVER é, portanto, mais do que uma iniciativa de responsabilidade social: é uma forma de devolver dignidade, independência e bem-estar, reforçando o valor da visão como um bem essencial para viver com mais plenitude.