Março 31, 2023
Iso Olhos
Alimentação saudável e saúde ocular
Dia Mundial da Saúde e Nutrição é um alerta à necessidade da alimentação saudável
A alimentação inadequada abre possibilidade para o aparecimento de diversas doenças. O Dia Mundial da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março, é um chamado aos hábitos alimentares nutricionalmente equilibrados. No âmbito da saúde ocular alguns alimentos podem ajudar no combate a problemas como glaucoma e a degeneração macular.
Confira a lista de alguns destaques e insira-os no seu cardápio.
Peixes: O salmão é um dos peixes mais benéficos à saúde.
Mas os benefícios não se restringem a este. O óleo de peixe ajuda a prevenir uma doença atrelada ao envelhecimento, a DMRI, ou Degeneração Macular Relacionada à Idade. Comum e irreversível, ela pode levar à cegueira ou diminuir drasticamente a acuidade visual.
Frutas, legumes e verduras: principalmente as de cor amarela são fontes de carotenoides, que previnem a deterioração da mácula, responsável por nos permitir enxergar cores.
Ovos: seu consumo reduz os riscos de degeneração macular em idosos. Mas é preciso ficar atento aos níveis de colesterol no seu sangue.
Alho e cebola: fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C, com forte ação antimicrobiana e antiviral. No organismo atuam na dilatação de vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e consequentemente alterações vasculares na retina.
Frutas: principalmente as de cores vermelhas e roxas atuam como antioxidantes, combatendo radicais livres. São fontes de vitamina C e auxiliam na prevenção à perda de visão e degeneração macular.
Azeite virgem: rico em ômega 3, é considerado um grande aliado na prevenção à degeneração macular.
Vale a pena investir em um cardápio mais completo, deixar de lado a correria e dedicar-se à alimentação de forma plena e saudável. Os olhos e todo o seu corpo agradecem.